Como fazer sucesso com redes sociais

21
maio 11

Como fazer sucesso com redes sociais

Sucesso com redes sociais

Sucesso com redes sociais

Regras de boa utilização de redes sociais

O responsável pela manutenção das redes sócias como Facebook, Twitter ou Myspace deve ser uma pessoa comunicativa e espontânea, que esteja segura e convencida da eficácia do seu estabelecimento (produto), e preparada para questionamentos inusitados. Também tem que conhecer bem o produto que está vendendo e em geral o ramo em que age. Sendo especialista do seu ramo pode-se provar que tenha esta sabedoria e assim mostrar que tem a melhor solução no mercado. A pessoa deve ser instruída que use as redes somente para fins da empresa.

Assuntos pessoais somente nas contas particulares das pessoas e nunca na da empresa.

Nunca copiar de outras pessoas ou mídias.

Como se apresentar nas redes sociais

Uma pesquisa de palavras chave para definir o seu canal social deve ser feita. Baseadas nestas palavras chave têm que realizar uma busca nas redes sociais e tentar se aproximar dos líderes neste momento do seu ramo. Se a busca não mostrar muitos resultados devia verificar se realmente é seu canal social.

Somente criar e divulgar canais que realmente participará é importante também. Um começo sem continuação terá mais impacto negativo de que positivo para a sua empresa. Alternativa é contratar um especialista pra gerar o conteúdo ou fazer uma inovação que faz as pessoas falarem disso.

O conteúdo deve ser adequado, é aconselhável se basear no início nos outros participantes do seu ramo e aprender com estes.

Personalizar background e avatar e o que for possível para chegar mais perto da sua CI.


Nascer com conteúdo relevante e completo.

Para que as pessoas se interessam nos seus artigos, não seja técnico demais, compartilha e usa muitas imagens e vídeos.

Uma divulgação adicional tem que ser feita, utilizando métodos como Banners em outros sites, propagando nas mídias comuns e e-mail marketing.

A analise do resultado de cada campanha tem que ser feita e reagido de acordo.

A empresa inteira devia estar preparada antes de lançamentos nas redes sócias, por exemplo, um vendedor de uma loja de uma rede grande num shopping deve estar informado sobre novos lançamentos e eventuais promoções.

Traçando estratégias

Iniciado no Brasil em 2004, o Orkut foi pioneiro no uso de redes sociais no país, sendo o grande responsável pela disseminação destas. Atualmente contam-se, em media, 55 milhões de participantes brasileiros em redes sociais. Em porcentagens, pode-se dizer que de todos os brasileiros ativos na internet, 80% participam de algum tipo de rede social. Estas informações evidenciam o grande potencial que esta categoria de mídia possui diante do contexto geral do web mercado.

O grande diferencial de uma empresa que utiliza as redes sociais como ferramenta de marketing é que o cliente pode participar do desenvolvimento da empresa indiretamente, já que tem a oportunidade de comentar espontaneamente sobre produtos e serviços. Esse tipo de participação por parte do cliente acaba funcionando como uma pesquisa de campo, uma vez que "quem compra, manda".

Por outro lado, tem-se a grande vantagem que seu conteúdo tem uma via direta de acesso ao cliente final, pela proximidade que só esse tipo de mídia fornece.

Para iniciar uma boa estratégia de marketing com mídias sociais é fundamental, primeiramente, definir o perfil do público alvo (nicho de mercado). Em processos de definição de publico alvo são percebidos aspectos como cultura, classe social, fatores psicológicos, entre outros. A partir do conhecimento deste publico que será possível definir a quem seguir (adicionar).

Dando informações interessantes sobre o nicho e lançando novas idéias traz mais beneficio a sua rede. Empresas que utilizam as mídias sócias para somente lançar propagandas e promoções serão vistas de uma forma diferente. O usuário não se prenderá do mesmo jeito no conteúdo destas.

Interesses comuns prendem os seguidores e dão chance a conseguir uma maior rede.

Criatividade prende os seguidores, não pode ter medo de "perder" uma idéia nova, pois se for comercializada ainda há o mesmo risco de a concorrência copiar.

A freqüência de lançamentos de novos posts ou tweet é importante para que os seguidores não se percam no meio de muita informação.

Utilize ferramentas de estatísticas de acessos para ver se algum lançamento ainda está sendo acessado muito. Espera baixar o pico de acessos para lançar um novo post/tweet.

Criando uma polemica ou discussão sempre é um bom método de conseguir que as pessoas interagem nas suas redes sociais, nisso tem que mostrar que entende do assunto. Grande participação nas conversas existentes e criação de novos assuntos mostrarão sua preocupação e sabedoria com o assunto.

Acompanhamento constante de analises deve ser feito para poder reagir de acordo. Se as visitas caem, tentar mudar de conteúdo.

Interagir com as comunidades fará que mais pessoas fiquem sabendo da sua presença nas mídias sociais e é mais uma forma de convencer que sabe do que está falando. Variando sempre o seu conteúdo é mais uma forma de prender os seus seguidores.

No caso de receber reclamações, tem que analisar o perfil da pessoa que está reclamando. Se sempre for reclamar, o melhor é ignorar pois provavelmente está somente provocando e responder a está provocação piorará o caso. Se a pessoas não tiver este perfil, tenta resolver o problema da pessoa.

18
maio 11

Tutorial de como usar o MySpace

O Myspace é uma ótima plataforma para divulgar a sua empresa, seus serviços ou até seus produtos online. Mesmo sendo mais direcionado à área artistica pode trazer grandes benefícios. Para questões de otimização de sites serve por ter o poder de aumentar o tráfego do seu website, uma vez utilizado de modo certo.


Página inicial do Myspace

Página inicial do Myspace

1. Login

 

Para fazer login, clique numa das palavras “Login”. Preencha os campos com seu e-mail de cadastro e senha na janela que abrirá na frente da tela e clique em “Login”
2. Cadastro

Para cadastrar uma nova conta clique num dos botões “Inscreva-se gratuitamente”. Você será levado a tela de cadastro.

3. Conectar-se ao facebook

Vocçê também pode se conectar ao Myspace através do seu login do Facebook.

Cadastro

Escolhe primeiro qual o tipo da sua conta no Myspace, escolhe entre Pessoal, Músico, Comediante ou Cineasta. Informe agora seu nome, sobrenome, e-mail e a senha desejada. Escolhe também o seu sexo e data de nascimento. No caso do músico terá que escolher adicionalmente qual o gênero da sua música e qual o selo que possui (sem contrato, principais ou independentes).

Digite o código de segurança captcha e clique em seguida em “Inscreva-se gratuitamente”.

Tela de cadastro do Myspace

Tela de cadastro do Myspace

Um e-mail de confirmação será enviado para sua conta de e-mail. Entre na sua caixa de entrada e clique no botão de ativação.
Após isto será levado à etapa dois, completando seu dados pessoais, como adicionando a foto do seu perfil. Para fazer isto, pode fazer upload de uma imagem do seu computador ou tirar uma foto com a webcam para definir a foto do seu perfil. Esta imagem pode ser trocada a qualquer momento.
Nesta etapa também pode personalizar a URL do seu perfil. O sistema do Myspace reconhece o IP do seu Provedor de internet, sabendo assim em que cidade você está neste momento. Por padrão ficará esta informação nos campos de País, Estado e Cidade, mas você pode também altera-los. Clique no botão “Próxima”.

 

Segunda etapa de cadastro no Myspace

Segunda etapa de cadastro no Myspace

Na próxima tela terá sugestões aleatórias de pessoas para fazer amizades. Clique no botão “Amigo” para ser amigo desta pessoa ou clique na imagem para ver seu perfil.
Como no Twitter e no Facebook, o Myspace também possui uma ferramenta para importar contatos da sua conta de e-mail Gmail, Yahoo, Hotmail, Messenger, UOL e até do Microsoft Outlook.
Alternativa pode procurar pessoas por nomes no campo do lado.
Você também pode pular esta etapa clicando no botão “Ir para a minha Home”.

Sugestões de amigos no Myspace

Sugestões de amigos no Myspace

 

Configuração, uso e aparência

Interface "backend" do Myspace

Interface "backend" do Myspace

Quando acessa sua conta, você é direcionado sempre à página inicial. Nela, estão as principais notícias suas e dos seus contatos das últimas horas em ordem cronológica.

Ela mostra tudo o que seus amigos e você fizeram. Desde fazer novas amizades, adicionar novas fotos e troca de mensagens e informações.

Compartilhar

Como no facebook também há possibilidades de compartilhar mensagens de texto, fotos, links, vídeos ou até músicas.

Menu na direita

Ao lado do campo de compartilhamento encontra se um menu de informações. Aqui você pode ver a quantidade de amigos online, mensagens não lidas, próximos aniversários dos seus amigos no Myspace e próximos eventos. Clicando em um destes links levará você à uma lista com detalhes sobre cada item.

Menu superior

Home – Leva a página inicial da sua conta

Perfil – Ver o seu perfil como os outros usuários vêem

Minhas coisas – Escolhe entre as seguintes opções:

  • Fotos – Ver e edite suas fotos. É possível carregar imagens do seu computador, tirar fotos com a webcam ou carregar por email. Também podem ser criados e administrados álbuns.
Minhas fotos no Myspace

Minhas fotos no Myspace

  • Vídeos – Aqui você pode carregar e administrar vídeos e criar canais, como também seguir canais de outros usuários.
  • Amigos – Você pode excluir amigos ou adicionar à listas especificas. Você também pode selecionar os seus amigos principais, são estes que serão exibidos na primeira página do seu perfil. Até 8 amigos são permitidos para isto, alternativa você pode marcar a opção “Aleatória”, assim, cada vez que sua página for atualizada mudará a exibição dos seus amigos no perfil.
Administrar amigos no Myspace

Administrar amigos no Myspace

  • Comentários – Você verá os últimos comentários postados por você ou seus amigos
  • E-mail – Seu próprio e-mail para funcionar internamente no Myspace
Caixa de e-mail do Myspace

Caixa de e-mail do Myspace

  • Solicitações - Aqui você pode administrar solicitações de amizade etc
  • Blog – Aqui você pode fazer postagens, todos poderão ver e assinar
  • Recados - Os recados aparecem no quadro de recados de todos os seus amigos do Myspace
  • Listas de Reprodução – Lista da músicas disponíveis no seu perfil
Minhas músicas

Minhas músicas

  • Jogos – Você pode escolher de vários jogos numa lista, os jogos escolhidos serão adicionados ao seu perfil.
Jogos exibidos no seu perfil

Jogos exibidos no seu perfil

  • Eventos – Crie e administre seus próprios eventos e vê os eventos dos seus amigos.
Eventos

Eventos

Linhas de Discussão

Esta função é somente disponível em inglês. Aqui você pode criar e administrar um novo assunto de discussão, convidar pessoas para participar, fazer bate-papo em tempo real e assinar outras discussões que você achar interessante.

Linhas de discussão que tiver participando

Linhas de discussão que tiver participando

Personalizar seu perfil

A grande diferença do Myspace é que o usuário pode alterar grande parte da aparência do seu perfil. Para fazer isto clique em “Perfil” no menu superior e depois em “Editar Perfil”. Você será levado a página de configurações básicas. Aqui você pode editar informações pessoais como também configurações como notificações etc.
Clique no botão “Editar perfil” e abrirá uma janela onde pode escolher entre temas personalizadas, criar seu próprio tema, escolhendo cores de itens da tela como fundo ou imagem de fundo, alterar o layout atual incluindo “marquees” de distância ou usar módulos para incluir no seu perfil. Os módulos são itens disponíveis do Myspace, como caixa de comentários, empresas, escolas ou grupos até caixa de HTML para inclusão de itens totalmente personalizados.
Existem vários editores de Myspace quais utilizam estas caixas de HTML para alterar o layout do seu perfil no Myspace.

Temas personalizados no Myspace

Temas personalizados no Myspace

07
maio 11

Tutorial de como usar o Twitter

O Twitter pode ser descrito como o "SMS da Internet".

Interface

Página inicial do Twitter

Página inicial do Twitter

  • Login

Para fazer login, preencha os campos com seu nome de usuário e senha e clique em “Sign in”

  • Cadastro

Para cadastrar uma nova conta preencha o formulário com nome, e-mail e senha e clique em “Sign Up”. Você será levado a tela de cadastro.

Cadastro

Na tela de cadastro já terá os campos de nome, e-mail e senha preenchidos conforme suas entradas na tela anterior. O nome e o usuário que você escolher serão verificados para disponibilidade. Se já houver o mesmo nome de usuário, terá que escolher outro. É importante que seu e-mail seja válido, pois através dele você será comunicado sobre quem está te seguindo, ou seja, quem está lendo suas postagens no Twitter. E para este endereço de e-mail será enviado um e-mail de confirmação automático. É necessário clicar no link dentro do email para confirmar o seu endereço.

Cadastro no Twitter

Cadastro no Twitter

Na tela seguinte você pode escolher entre algumas sugestões de interesse, classificados por categorias. O Twitter reconhece que você está no Brasil e inclui assim esta categoria nas sugestões. Cada categoria tem duas contas por padrão nesta tela, geralmente os que mais têm seguidores. Clicando em “View All”, você pode ver todos os usuários dentro desta categoria. Você também pode pular esta etapa.


Escolher por interesses

Escolher por interesses

Você pode importar os contatos de sua conta de e-mail (Gmail, Yahoo, Hotmail, AOL, LinkedIn) e os que estiverem registrados no Twitter aparecem na tela ao lado. Você também pode pular esta etapa.

Encontrar amigos nos contatos de e-mail

Encontrar amigos nos contatos de e-mail

Os contato de e-mail que não tiveram registrados no Twitter aparecem numa lista, você pode escolher para quem você quer enviar um convite.

Convidar pessoas através dos contatos

Convidar pessoas através dos contatos

Seguir

Agora você está na sua página, aqui você irá visualizar as mensagens ou Tweets das pessoas que você segue e suas próprias. Na parte superiro, no campo de texto, é onde você pode digitar seus Tweets. Existe um limite de 140 caracteres por Tweet. Note que há um menu na parte superior. Clique em “Who To Follow” para procurar amigos ou pessoas quais você quer seguir.
Por padrão terá sugestões do Twitter, baseadas no perfil das pessoas, que já está seguindo. Digite no campo o nome da pessoa ou palavra chave do assunto que você está procurando. Assim que achar o que está procurando clique no nome ou no avatar da pessoa.

Sugestões de quem seguir no Twitter

Sugestões de quem seguir no Twitter

Você verá a direita o perfil da pessoa com número de Tweets, número de seguidores, número de pessoas que esta pessoa está seguindo e número de listas em que participa. Abaixo disso terá suas últimas postagens. Clique no botão “Follow” para seguir esta pessoa. Você verá tudo que esta pessoa está postando e ela recebrá um e-mail comunicando que você está a seguindo e, se ela quiser irá seguir-lo também. O mesmo acontece quando alguém te seguir, você receberá um e-mail e poderá seguir a pessoa também.

Seguir no Twitter

Seguir no Twitter

 

Configuração do perfil e design

Clicando na seta ao lado do seu nome e avatar no canto superior na direita abrirá um Roll Up menu. Aqui você encontrará “Settings”, clique nele para editar suas configurações.
Na aba “Design” você poderá alterar o tema da interface do seu Twitter, tanto no Backend como no Frontend.
Clicando no botão “Change background image” você poderá fazer upload de uma imagem do seu computador. Ainda tem a opção de “tile background”, marque o check-box  para repetir a imagem de fundo escolhida verticalmente e horizontalmente. Ou ficar simplesmente sem imagem nenhuma de fundo, ativando o botão “Don’t use a background image”
Clicando no botão “Change design colours” você terá a opção de mudar a cor do fundo, dos textos, dos links, da barra lateral e da sua borda.

Configurações de Design

Configurações de Design

Na aba “Profile” você poderá alterar seu avatar, fazendo upload de uma imagem do seu computador. Você também pode informar seu nome veradeiro, o local em que está e inserir o endereço web do seu site ou blog. Usa o campo “Bio” para inserir o seu Slogan que aparecerá junto com seu avatar e seu nome.

Configurações do perfil

Configurações do perfil

Veja nosso Twitter: @seoportoalegre