Como fazer sucesso com redes sociais

Sucesso com redes sociais

Sucesso com redes sociais

Regras de boa utilização de redes sociais

O responsável pela manutenção das redes sócias como Facebook, Twitter ou Myspace deve ser uma pessoa comunicativa e espontânea, que esteja segura e convencida da eficácia do seu estabelecimento (produto), e preparada para questionamentos inusitados. Também tem que conhecer bem o produto que está vendendo e em geral o ramo em que age. Sendo especialista do seu ramo pode-se provar que tenha esta sabedoria e assim mostrar que tem a melhor solução no mercado. A pessoa deve ser instruída que use as redes somente para fins da empresa.

Assuntos pessoais somente nas contas particulares das pessoas e nunca na da empresa.

Nunca copiar de outras pessoas ou mídias.

Como se apresentar nas redes sociais

Uma pesquisa de palavras chave para definir o seu canal social deve ser feita. Baseadas nestas palavras chave têm que realizar uma busca nas redes sociais e tentar se aproximar dos líderes neste momento do seu ramo. Se a busca não mostrar muitos resultados devia verificar se realmente é seu canal social.

Somente criar e divulgar canais que realmente participará é importante também. Um começo sem continuação terá mais impacto negativo de que positivo para a sua empresa. Alternativa é contratar um especialista pra gerar o conteúdo ou fazer uma inovação que faz as pessoas falarem disso.

O conteúdo deve ser adequado, é aconselhável se basear no início nos outros participantes do seu ramo e aprender com estes.

Personalizar background e avatar e o que for possível para chegar mais perto da sua CI.


Nascer com conteúdo relevante e completo.

Para que as pessoas se interessam nos seus artigos, não seja técnico demais, compartilha e usa muitas imagens e vídeos.

Uma divulgação adicional tem que ser feita, utilizando métodos como Banners em outros sites, propagando nas mídias comuns e e-mail marketing.

A analise do resultado de cada campanha tem que ser feita e reagido de acordo.

A empresa inteira devia estar preparada antes de lançamentos nas redes sócias, por exemplo, um vendedor de uma loja de uma rede grande num shopping deve estar informado sobre novos lançamentos e eventuais promoções.

Traçando estratégias

Iniciado no Brasil em 2004, o Orkut foi pioneiro no uso de redes sociais no país, sendo o grande responsável pela disseminação destas. Atualmente contam-se, em media, 55 milhões de participantes brasileiros em redes sociais. Em porcentagens, pode-se dizer que de todos os brasileiros ativos na internet, 80% participam de algum tipo de rede social. Estas informações evidenciam o grande potencial que esta categoria de mídia possui diante do contexto geral do web mercado.

O grande diferencial de uma empresa que utiliza as redes sociais como ferramenta de marketing é que o cliente pode participar do desenvolvimento da empresa indiretamente, já que tem a oportunidade de comentar espontaneamente sobre produtos e serviços. Esse tipo de participação por parte do cliente acaba funcionando como uma pesquisa de campo, uma vez que “quem compra, manda”.

Por outro lado, tem-se a grande vantagem que seu conteúdo tem uma via direta de acesso ao cliente final, pela proximidade que só esse tipo de mídia fornece.

Para iniciar uma boa estratégia de marketing com mídias sociais é fundamental, primeiramente, definir o perfil do público alvo (nicho de mercado). Em processos de definição de publico alvo são percebidos aspectos como cultura, classe social, fatores psicológicos, entre outros. A partir do conhecimento deste publico que será possível definir a quem seguir (adicionar).

Dando informações interessantes sobre o nicho e lançando novas idéias traz mais beneficio a sua rede. Empresas que utilizam as mídias sócias para somente lançar propagandas e promoções serão vistas de uma forma diferente. O usuário não se prenderá do mesmo jeito no conteúdo destas.

Interesses comuns prendem os seguidores e dão chance a conseguir uma maior rede.

Criatividade prende os seguidores, não pode ter medo de “perder” uma idéia nova, pois se for comercializada ainda há o mesmo risco de a concorrência copiar.

A freqüência de lançamentos de novos posts ou tweet é importante para que os seguidores não se percam no meio de muita informação.

Utilize ferramentas de estatísticas de acessos para ver se algum lançamento ainda está sendo acessado muito. Espera baixar o pico de acessos para lançar um novo post/tweet.

Criando uma polemica ou discussão sempre é um bom método de conseguir que as pessoas interagem nas suas redes sociais, nisso tem que mostrar que entende do assunto. Grande participação nas conversas existentes e criação de novos assuntos mostrarão sua preocupação e sabedoria com o assunto.

Acompanhamento constante de analises deve ser feito para poder reagir de acordo. Se as visitas caem, tentar mudar de conteúdo.

Interagir com as comunidades fará que mais pessoas fiquem sabendo da sua presença nas mídias sociais e é mais uma forma de convencer que sabe do que está falando. Variando sempre o seu conteúdo é mais uma forma de prender os seus seguidores.

No caso de receber reclamações, tem que analisar o perfil da pessoa que está reclamando. Se sempre for reclamar, o melhor é ignorar pois provavelmente está somente provocando e responder a está provocação piorará o caso. Se a pessoas não tiver este perfil, tenta resolver o problema da pessoa.

Categorias: Midias Sociais

Por: Fábio Breitenschmitzer

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