Como funcionam as máquinas de busca

Quando uma busca é feita num sistema de pesquisa como Google, Yahoo ou BING aparecerá uma página com geralmente 10 resultados, chamada de SERP ou seja Search Engine Result Page (página de resultados de um motor de busca).
Cada resultado mostra o título da página, uma descrição de duas linhas de texto e o URL abaixo. O título sempre é o titulo configurado da página. A descrição de duas linhas pode ser a meta description configurada ou uma parte do texto em que aparece a palavra chave pesquisada senão houver esta palavra na meta description. O URL sempre mostra qual a página do domínio que aparece, em muitos casos aparece a mainlevel domain, sendo, por exemplo, www.risedigital.com.br e
www.risedigital.com.br/otimizacao-maquinas-busca.html

Página de resultados do google.com.br - SERP

Página de resultados do google.com.br - SERP

A classificação destes resultados acontece através de mais de 200 algoritmos, sendo a maioria destes absolutamente segredos. O que sabemos com certeza é que fatores OnPage como Titulação das páginas, meta tags, conteúdo relevante, densidade de palavras chave, uso de sinônimos, estrutura interna, linkagem interna, uso de imagens e alt description das mesmas e muito mais outros fatores influenciam o posicionamento de um site. Sendo assim possível o trabalho de otimização de sites ou Serach Engine Optimization SEO.

Fatores OffPage são geralmente só links apontando para o seu web site.
Fatores importantes aqui são: o número de sites que apontam para o seu, os temas do web sites quais apontam para o seu site, Page Rank de cada site, o tempo que seu site está sendo apontado, os títulos das páginas que contém links para seu site, o texto usado no link (Anchor Text) e ao redor dele, a quantidade e a qualidade dos links que apontam para o site apontador, o total de Links externos que o site apontador possui, endereço IP dos sites que apontam para você, Popularidade de domínios ou D-Pop e mais alguns outros fatores.

No Brasil temos um recorde mundial de uso do Google, de todas as máquinas de pesquisas usadas no território, 93% é o Google. Ou em outras palavras, de 100 pesquisas feitas no Brasil, 93 são feitas através do Google. Este número alto existe porque a UOL usa os mequanismos do Google, mostrando resultados gerados pelos Google Bots nas suas páginas de resultados.

Mundialmente o Google tem uma participação de 85,1% de todas as pesquisas feitas na internet.

Por isso a maioria dos SEOs (Otimizadores de sites) se baseia somente nos resultados do Google para suas estratégias de otimização de sites.

Gráfico de buscas feitas nas máquinas de buscas mundiais

Gráfico de buscas feitas nas máquinas de buscas mundiais

Categorias: SEO

Por: Fábio Breitenschmitzer

Comentários

  • cleo
    maio 4, 2012 as 12:58 pm Responder

    QUERO OTIMIZAR MEU SITE

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