Como utilizar o Google Analytics para SEO Pt. 1

Estando com a conta no Google Analytics configurada e o código de rastreamento (tracking code) inserido no seu Web Site, Blog WordPress, Joomla ou Magento, podemos acessar o painel de controle. Ao entrar será exibida a seguinte tela:

Interface backend do Google Analytics

Interface backend do Google Analytics

Aqui podemos definir qual o perfil que desejamos acessar, caso houver mais de um perfil e vemos estatísticas básicas sobre o desempenho do site cadastrado no perfil, como Visitas no período (por padrão os últimos 30 dias), o tempo médio no site que os visitantes ficam, a taxa de rejeições (porcentagem de pessoas que não passam da primeira página) e metas concluídas (se houver metas configuradas).

Para entrar no Painel de controle com informações mais detalhadas, clique em “Visualizar relatório” ao lado do domínio do seu site.

O dashboard de Google Analytics

O dashboard de Google Analytics

  1. Período de tempo dos resultados mostrados – Aqui pode definir o período desejado, por padrão terá os últimos 30 dias.
  2. Gráfico de visitas no período configurado – Cada ponto representa um dia, passando com mouse por cima, mostrará a data e número exato de visitas neste dia.
  3. Uso do site – Resumo sobre o uso do site, demonstrando o número total de Visitas, o número de Visualizações de páginas, a média de páginas visitadas em cada visita no site, a taxa de rejeições (porcentagem das visitas que foram além da página de entrada), o tempo médio dos visitantes no site e a porcentagem de visitas novas.
  4. Visão geral das origens de tráfego – Aqui vemos em forma de um gráfico no formato “Pizza” as origens de tráfego, segmentado por Mecanismos de pesquisa, Tráfego direto e Sites de referência.
  5. Cobertura regional – Um mapa do mundo com as regiões que trazem mais visitantes em verde, tom mais verde significa mais visitas.
  6. Visão geral dos visitantes – Gráfico demonstrando os visitantes únicos no período configurado, sendo que visitantes que visitam o site duas vezes são contato uma vez só.
  7. Visão geral de conteúdo – Lista com as cinco páginas mais visitadas com o número de visualizações de cada página ao lado e a porcentagem da mesma referente a todas as visualizações.
  • Se houver metas ou relatórios personalizados configurados, apareceriam abaixo destes campos.
  • Clicando em “Visualizar relatório” na barra inferior de cada campo, abrirá uma página com detalhes sobre este.
  • No menu a esquerda poderá também acessar diretamente relatórios específicos sobre os visitantes, origens de tráfego e conteúdo como também metas, se houver configurado.

 

Visão geral das origens de tráfego

 

Clicando em “Visualizar relatório” na barra inferior do campo “Visão geral das origens de tráfego” ou em “origens de trafego” no menu na esquerda abrirá a página com informações detalhadas, mostrando novamente o gráfico com as visitas por dia e as porcentagens de cada origem de tráfego. Abaixo disso vemos uma lista com as “Principais origens de tráfego” e ao lado uma lista com as palavras chaves quais levaram os visitantes ao seu site. Clicando em “visualizar relatório completo” levará a listas completas sobre cada item.

 

Cobertura regional

 

Os países no mapa mostram pela coloração quais tiveram mais visitantes. Clicando em um país abrirá o mapa deste com suas cidades, mostrando o número de visitantes em forma de círculos de diversos tamanhos. Maior significa mais visitantes. Passando com ouse em cima de um circulo, será informado o nome da cidade e o número de visitas através desta. Clicando no circulo de uma cidade abrirá uma página com informações detalhadas sobre os acessos e um gráfico de acessos por dia. Na aba “Uso do site” podemos ainda segmentar por vários fatores, vendo, por exemplo, todas as resoluções de tela usadas pelos visitantes desta região. Podendo ainda comparar estes dados com um segundo filtro, por exemplo, Velocidade da conexão.
Se houver metas configuradas, podemos ver o desempenho nesta região especifica, clicando na aba “Conjunto de metas” ao lado da aba “Uso do site”.

Podemos também clicar em “Visualizar relatório” abaixo do mapa do mundo para ampliar o mesmo, podendo assim passar com o mouse por cima dos países para receber informações sobre acessos através de cada. Abaixo do mapa veremos uma lista em orem decrescente informando número de visitas, páginas/visita, tempo médio, % de novas visitas e taxa de rejeições de cada país. Aqui também é possível segmentar por vários fatores como também ver o relatório do conjunto de metas.

 

Visão geral dos visitantes

 

Na página de Visão geral dos visitantes veremos um gráfico com números de visitantes únicos e abaixo disso uma lista com dados de uso do site como o número total de Visitas, o número de Visualizações de páginas, a média de páginas visitadas em cada visita no site, a taxa de rejeições (porcentagem das visitas que foram além da página de entrada), o tempo médio dos visitantes no site e a porcentagem de visitas novas.
Ao lado desta lista temos a opção de segmentar estas informações por vários fatores.
Abaixo disso terá duas colunas com informações sobre o “Perfil técnico” dos visitantes, informando os cinco navegadores mais usados nas visualizações do site, como também velocidades de conexões usadas. Ambos têm a opção de exibir um relatório completo.

 

Visão geral de conteúdo

 

Aqui será demonstrado um gráfico com números de visualizações de páginas por dia e abaixo disso o número total de visualizações no período configurado, como a quantidade de visualizações únicas e taxa de rejeições. Abaixo disso tem uma lista com as cinco páginas mais visitadas, informando o número de visualizações de cada página e a porcentagem de cada referente ao total de visualizações. Clicando em “visualizar relatório completo” abrirá uma página com a lista completa de todas as páginas acessadas por visitantes em ordem decrescente, podendo segmentar por vários fatores.

No menu da direita têm as opções de “Análise navegação” e “Otimização da página de destino”.

Análise de navegação

No “Resumo de navegação” podemos ver informações sobre porcentagem de entrada e quais foram as páginas anteriores de cada página do site, como também a porcentagem de saídas desta página e as próximas páginas.

Na página “Caminhos de entrada” podemos ver como as pessoas navegaram a partir de uma determinada página, para onde navegaram após ver esta página e onde terminou a visita delas no site.

 

Otimização da página de destino

Na página “Origens de entrada” podemos ver as origens de entrada de cada página no site em forma de uma lista em ordem decrescente.

Na página “Palavras chave de entrada” podemos ver as palavras chaves de entrada de cada página em forma de uma lista com ordem decrescente.

è Ainda terá as opções “Google Analytics na página” que medirá quais as partes mais vistas/utilizadas pelos visitantes do seu site (ainda se encontra em fase Beta) e o “Otimizador de Website” que permite testar diferentes formas de conteúdo ou anúncios para comparar o desempenho de cada uma.

Categorias: SEO

Por: Fábio Breitenschmitzer

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