Como utilizar o Google Analytics para SEO Pt. 2

Perfis no Google Analytics

Perfis servem para poder adicionar o desempenho de cada site dentro de uma rede ou conjunto de sites. Deste jeito, cada uma dessas páginas web pode ter um perfil diferente no Google Analytics. Ao fazer isso, a tarefa de analisar projetos com objetivos tão diferentes será extremamente facilitada. Perfis também podem ser utilizados para medir o desempenho de subdomínios de um mesmo site separadamente, utilizando a configuração de filtros no perfil para visualizar somente dados de desempenho de um certo subdomínio.
Para adicionar um novo perfil, clique em “Configurações do Google Analytics” no canto superior à esquerda. Na barra inferior desta página terá a opção “Adicionar perfil de website”.
Clicando neste link levará à página de configuração do novo perfil, tendo como opções “Adicionar um perfil para um novo domínio” ou “Adicionar um perfil para um domínio existente”. A primeira opção é para configurar um perfil para um domínio que seja diferente do domínio já configurado na sua conta, a segunda opção é para criar um perfil com o mesmo domínio, podendo depois aplicar filtros para visualizar aspectos diferentes de acessos do mesmo domínio.

Criação de perfis no Google Analytics

Criação de perfis no Google Analytics

O Google Analytics permite que você adicione vários usuários à sua conta e atribua níveis diferentes de acesso aos relatórios. Você pode fornecer acesso aos relatórios de determinados perfis ao adicionar um novo usuário ou modificar o acesso de usuários existentes.

Usuários no Google Analytics

Para adicionar um novo usuário, clique em “Configurações do Google Analytics” no canto superior à esquerda. Clique no link “Gerenciador de usuários” na barra inferior desta página.

Usuários no Google Analytics

Usuários no Google Analytics

Para fornecer acesso a um novo usuário, clique no link “Adicionar usuário”. Você pode editar ou excluir acessos a relatórios existentes usando os links na tabela “Acesso existente”.

Adicionar acesso ao perfis aos usuários

Adicionar acesso ao perfis aos usuários

Informa o endereço de e-mail do usuário que deseja adicionar (deve ser uma conta do Google cadastrada) e escolhe qual o perfil que o usuário terá acesso, como também se o usuário tem direito apenas para visualizar os relatórios do perfil ou se o usuário age como administrador do perfil.

Filtros no Google Analytics

Os filtros permitem que você manipule os dados de entrada em sua conta. Você pode filtrar endereços IP específicos, incluir tráfego somente de um subdomínio ou subdiretório ou criar filtros personalizados para requisitos mais avançados.

Os dois principais filtros que deveriam ser criados são os filtros para excluir tráfego de um endereço web e de um endereço de IP. Muitas vezes, você deseja desconsiderar o acesso de um site parceiro ou interno e desconsiderar os acessos através do IP da empresa onde você trabalha ou do seu PC em casa.

Para criar filtros, clique em “Configurações do Google Analytics” no canto superior à esquerda. Clique no link “Gerenciador de filtros” na barra inferior desta página.

Na próxima página verá a lista dos filtros existentes, podendo configurar ou excluir. Para criar um novo filtro, clique em “Adicionar filtro”.

Informe o nome do filtro predefinido que deseja e define o tipo de filtro com as seguintes opções:

“Excluir” ou “Incluir somente” – “Tráfego dos domínios” ou “Tráfego dos endereços IP” ou “Tráfego para os subdiretórios” – “que são iguais a” ou “que começa com” ou “que termina com” ou “que contém”. Dependendo da sua ecolha terá um campo abaixo para definir o domínio ou IP ou subdiretório. Aplique este filtro criado à um perfil e clique em “Salvar alterações”.

Criar um filtro no Google Analytics

Criar um filtro no Google Analytics

Alternativa existe a possibilidade de criar um filtro personalizado com muitas possibilidades. Sabendo usar RegEx (expressões regulares), terá inúmeras opções através do Campo de filtro “Definido pelo usuário”. Também através da marcação do Tipo de filtro “Avançado”.

Criação de filtros personalizados no Google Analytics

Criação de filtros personalizados no Google Analytics

Categorias: SEO

Por: Fábio Breitenschmitzer

Deixe um comentário

Perguntas, sugestões ou opiniões?