Escolha de palavras chave para otimização de sites – SEO

Antes de qualquer ato temos que definir quais as palavras chave que queremos que nosso site aparece nas páginas de resultados do buscadores. Não adianta otimizar um site para palavras chaves obviamente muito pesquisadas que não tem a ver com o objetivo do meu site, ou seja, se eu tenho um site que trata de cursos de webdesign numa escola em porto Alegre, otimizar o meu site para futebol, que é obviamente uma palavra chave bastante procurada. Primeiramente terei muito trabalho e custos até conseguir rankear bem com esta palavra chave, mas também não tirarei aproveito nenhum das minhas visitas e ainda corro o risco de uma penalização por causa de irrelevância.

Para escolher as palavras chave certas tenho que primeiramente saber quem é meu publico alvo e como ele busca pelo serviço ou produto que tenho a oferecer.

Estando com algumas palavras chave relevantes ao meu negocio definidas, tenho que ver o volume de pesquisa destas palavras, para saber em que direção começará a otimização do meu web site. Para isso o Google oferece uma ferramenta totalmente gratuita. Esta ferramenta foi criada para escolha de palavras chave para uma campanha de links patrocinados, mas serve do mesmo jeito para a escolha de palavras para otimização.

Acesse https://adwords.google.com.br/select/KeywordToolExternal

Não precisa ter uma conta de Google configurada para poder usá-lo.

Seguinte tela irá abrir:

Ferramenta de palavras chave do Google AdWords

Ferramenta de palavras chave do Google AdWords

Insira no campo “Palavras ou frase” a palavra chave que escolheu. Assinalando a checkbox abaixo do campo (Mostrar somente idéias estreitamente relacionadas a meus termos de pesquisa) trará resultados mais específicos. Ainda temos a opção de filtrar por locais e idiomas (por padrão terá Brasil como local e Português como idioma), inclusão de idéias adultas (que por padrão está ativada), escolher qual o tipo de aparelho está sendo usado (computadores ou Celulares etc) e filtrar por quantidade de pesquisas mensais locais e mundiais. Geralmente não há porque alterar as configurações padrão.

Insira o código captcha mostrado e clique em “Pesquisar”

A lista com sugestões de palavras chave que aparecerá, será ordenada por relevância de palavra, podendo ser ordenada por concorrência,  quantidade de pesquisas mensais globais e quantidade de pesquisas mensais locais.

A barra na coluna concorrência mostrará a dificuldade de aparecer entre os primeiros resultados dos anúncios pagos, sendo que maior a barra, mais difícil ou caro é de conseguir aparecer. Isto geralmente pode ser interpretado da mesma forma para os resultados orgânicos. Se muitas pessoas anunciam para uma palavra chave nos links patrocinados do Google então há muitas pessoas também querendo aparecer nos resultados orgânicos.

Lista de palavras chave para otimização de sites

Lista de palavras chave para otimização de sites

 

 

Categorias: SEO

Por: Fábio Breitenschmitzer

Comentários

  • […] de duas linhas pode ser a meta description configurada ou uma parte do texto em que aparece a palavra chave pesquisada senão houver esta palavra na meta description. O URL sempre mostra qual a página do […]

  • MUNDOKNET
    setembro 19, 2014 as 2:15 am Responder

    Obrigado pelas dicas!!

  • Queirozweb
    agosto 24, 2016 as 7:10 pm Responder

    Otimas dicas de criação de site, nos da agencia Queirozweb trabalhamos muito com isso, de uma olhada no nosso portifolio: http://queirozweb.com.br/

  • Otimização de sites BH
    abril 3, 2017 as 2:18 pm Responder

    Excelente post

Deixe um comentário

Perguntas, sugestões ou opiniões?