O temido Google Penguin Pt. 3

Mais causas de penalizações do Google Penguin e o que os SEOs podem fazer:

Posição do Link

Outro fator que graças ao Penguin 2 pode levar à penalização é a posição dos backlinks de um website. Especialmente se uma grande porcentagem de um perfil de backlinks for posicionada no footer de vários websites. Um lugar para um link que obviamente não quer chamar muita atenção.

A posição também ajuda detectar:

Links de propaganda ou links pagos

Links pagos são posicionados na maioria dos casos na barra lateral (sidebar) de um site junto com um clássico snippet de anúncio. Muitas vezes também sidewide, ou seja, presente em todas as páginas por fazer parte do Layout.

Estes links ainda podem existir, mas devem ser classificados como Links Patrocinados e equipados com o atributo "nofollow".

E last but not least:

O que fazer pós-penalização?

Google sempre anunciava que um site não pode ser penalizado por fatores que poderiam ser causados por terceiros, mas isso não vale mais por enquanto.

Por isso lançaram uma nova ferramenta para os vitimas arrependidos: Google Disavow Tool.

O Google Disavow Tool para rejeitar links

Aqui podem ser submetidas listas de links que deseja que o Google desconsidere. Mas isso não é uma garantia de reinclusão do seu site. Esforço real tem que ser feito de tirar estes links maus e tudo que não for sucedido deve ser documentado e apresentado junto a pedido de reinclusão de web site penalizado. E neste esforço podemos perceber uma nova tendência totalmente contraditória: em toda a história de SEO ante-Penguin fizemos tudo para conseguir links em mais diretórios web possíveis. Alguns cobraram taxas pequenas para inclusão as quais pagamos com maior prazer, sabendo que adquirimos um link. Agora temos que remover todos estes links criados e adivinhem o que: Os webmasters destes diretórios maus agora cobram uma taxa para remoção do link! Um novo mercado foi criado!
Outra curiosidade sobre a nova tendência de rejeitar links é que muitos acham que o Google somente lançou o Disavow tools para um fim: conseguir mais dados sobre links manipulados. Todos os webmasters desesperados estão mandando planilhas completas de links “falsos” para o Google. Um melhor data-set para aprimorar os algoritmos para detenção destes links/táticas é impensável!

https://www.google.com/webmasters/tools/disavow-links-main

Categorias: SEO

Tags:

Por: Fábio Breitenschmitzer

Deixe um comentário

Perguntas, sugestões ou opiniões?