Otimização de Google Places

Desde o mês de Julho no ano 2010 observamos um diferencial nas páginas de resultados do Google (SERPS). Resultados dos Google Places são demonstrados misturados com os outros resultados orgânicos.

Isto não acontece em todas as buscas, mas sim na maioria de buscas de palavras chave concorridas com referência à uma localização específica. Como no exemplo a seguir, que foi feito uma busca por “roupa em Porto Alegre”. Como podemos ver, os primeiros seis resultados são resultados de Google Places, tendo assim a maior chance de ser visto pelos buscadores que são possíveis clientes do seu estabelecimento.

Página de resultados com Google Places nas primeiras posições

Página de resultados com Google Places nas primeiras posições

Muitos clientes da nossa empresa perguntaram como é a classificação dos mesmos e se tiver como otimizar as entradas no Google Places também. Poucos sabem, mas tem como sim!

Como primeiro fato vale ressaltar que somente um website que passou por uma boa otimização de sites tem chance de alcançar boas posições com sua entrada no Google places também. Outros fatores são os seguintes:

 

  • Usar todas as cinco categorias disponíveis que melhor descrevem a sua empresa, incluindo a Marca ou nome da empresa e as palavras chaves relevantes.

Uma destas categorias tem que corresponder com as categorias sugeridas pelo Google, não sempre será a melhor descrição da atividade da sua empresa, mas é obrigatório. É importante que as demais categorias escolhidas acertem bem a atividade da empresa e que sejam palavras chave bastante buscadas.

 

  • Usar sempre os “Detalhes adicionais”.

Este campo no Google Places dá a opção de informar sobre diferenciais da sua empresa, podendo assim destacar melhor as vantagens que a sua empresa oferece e é mais um modo de poder aplicar palavras chaves relevantes.

 

  • Usar as 10 imagens disponíveis para fotos de clientes satisfeitos e produtos ou serviços que diferenciam o seu negocio da concorrência.

O maior erro que acontece nesta opção do Google Places é que a maioria das pessoas aproveita a colocação de imagens, para fotos da fachada e logomarcas. Mas isso somente traz um impacto negativo. Assim pode se facilmente destacar das outras empresas, pois cerca de 90% dos usuários do Places cometem este erro.

 

  • Carregar 5 vídeos, 3 de “clientes satisfeitos”, um explicando sobre o funcionamento da sua empresa e um de propaganda padrão.

Outro fator que é muito mal interpretado pelos usuários do Google Places, antigo Local Business Center é o uso de vídeos para sua campanha. Vídeos de propaganda pura são para a Televisão. O que o Google realmente considera são vídeos de clientes satisfeitos com seus produtos ou serviços. A melhor distribuição são 3 destes vídeos dos seus clientes, um vídeo sobre a empresa geral, sem conteúdo de propaganda e um vídeo que pode ser de propaganda. Vale ressaltar aqui que o Url utilizado tem que ser da forma como é demonstrado na barra de endereços da página de Youtube que contém o vídeo, não sendo o link de compartilhamento que podemos obter abaixo de cada vídeo no Youtube.

 

  • Definir bem as áreas servidas até o máximo do alcance.

Caso a sua empresa faz serviços nas casas dos seus clientes ou entrega o produto oferecido, é importante definir bem a área de alcance da sua empresa. Por padrão é definido um circulo de 20 milhas ao redor do seu endereço cadastrado. Colocando mais cidades nos campos abaixo do mapa aumentará este alcança, sendo demonstrado  por uma área marcada em vermelho.

 

  • Fazer um chamado após cada venda feita / serviço prestado, dos clientes escreverem resenhas diretamente no Google Places.

Muitas empresas dispõem de um livro de visitas no seu web site para possíveis avaliações dos seus produtos ou serviços. Para fins de otimização do Google Places seria fundamental trocar este livro de visitas pelas resenhas disponíveis. Assim fornecemos aos nosso clientes diretamente as avaliações feitas e lucramos ainda com um melhor posicionamento da nossa empresa. A meta são o mínimo de 30 resenhas / mês.

 

  • Interagir com as resenhas dos clientes, respondendo às resenhas deles.

Podemos ainda interagir de forma criativa respondendo estas resenhas feitas pelos clientes, primeiramente porque assim podemos defender o ponto de vista da nossa empresa no caso de resenhas negativas e segundo é mais uma informação agradável que podemos dar para nossos clientes no caso de resenhas positivas, agradecendo a contratação ou a compra.
Mas tenham cuidado com estas respostas, pois não são editáveis e serão vistas pelo inteiro. O próprio Google dá este aviso ao clicar em “responder resenha”

 

  • Uso de promoções/cupons e atualizar a cada 30 dias (se for possível), pois expira neste período.

Há ainda a opção de publicar promoções e “specials” sobre nossa empresa. Estas promoções tem a validade de 30 dias. Caso somente ter um tipo de promoção que vale o ano todo, podemos repetir a mesma promoção a cada trinta dias, trocando o uso de palavras em cada para que apareça como promoção individual a cada mês.

Categorias: SEO

Por: Fábio Breitenschmitzer

Comentários

  • novembro 15, 2011 as 11:12 am Responder

    Amigos, um ótimo artigo que me foi de muita ajuda. No caso dos vídeos me parece que deveriam ter falado que o melhor seria subi-los para You Tube o Vimeo, posteriormente embedá-los no site e utilizar os links do mesmo para ganhar links externos.
    Mas fiquei com uma dúvida, resenhas são a mesma coisa que comentários?
    Desde já muito obrigado pela resposta.

    • admin
      dezembro 14, 2011 as 3:04 pm Responder

      Obrigado Claudio!
      Sim os videos tem que subir no Youtube (no momento o único formato aceito pelo Google Places) e posteriormente embedados no Google Places. Um vez logado e na área de edição da sua conta do Google Places entenderá rapidamente como fazer, é auto-explicativo.

  • Net Combo Sorocaba
    março 21, 2012 as 12:35 pm Responder

    Gostaria de ver meu site nas primeiras posições do google

  • ALANE
    maio 14, 2012 as 2:02 pm Responder

    Ola bom dia, eu quero muito fazer uma otimizacao do meu site para aparecer na parte organica do google o que eu faco se possivel sem custo ]
    obrigada.

  • ALANE
    maio 28, 2012 as 10:22 pm Responder

    como faco para meu site ter mais vizualizacao no google e no google places?

  • Paulo Fernandes
    agosto 17, 2012 as 5:18 am Responder

    O Google Places (agora Google+ Local) é uma das ferramentas de divulgação mais importantes para uma pequena empresa.

    Tenho certeza que essas dicas de otimização para Google Places ajudará pequenos estabelecimentos a conquistar clientes e divulgar sua marca.

  • Celso maximiano
    setembro 19, 2012 as 12:28 pm Responder

    O Google Places, à minha revelia, colocou a palavra chave “carpetes” e susa variantes em meus anúncios. Como o brasileiro odeia carpete em casa, diminuiu o movimento em minha loja. Além do google furtar os meus cliques com clientes de produtos que não posso ter em minha loja pois afasta meus clientes que o odeiam. Isto porque em inglês tapetes são carpets e os idiotas traduziram carpets para carpete! Vou ter que cancelar a conta, pois o Places não permite configuração de palavras chave.

    • admin
      setembro 19, 2012 as 1:47 pm Responder

      Você se refere a anúncios no Adwords ou Impressões com sua entrada no Google Places? No Adwords existe a opção de configurar palavras chave negativas para este caso ou trabalhar com exact match em vez de broad match. No Google Places pode simplesmente adicionar uma descrição em qual você destaca que vende tapetes em sua loja. O Google não mostraria a palavra “carpete” se a busca efetuada for “tapete”.

  • Alexandre
    fevereiro 13, 2013 as 12:55 am Responder

    Boa noite,tenho listagem no google places e elas nao aparecem em todas as palavras chave que luto para aparecer,na pesquisa:”vidros temperados campinas”tem um concorrente que tem um comentario negativo e esta na letra “A” e eu que tenho 16 comentarios positivos nao apareço,vcs conseguem me ajudar??

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