Google Analytics é uma ferramenta fundamental para qualquer campanha online, seja de Links Patrocinados como, por exemplo, no Google Adwords ou até para a otimização de sites para sistemas de pesquisa. Com ele podemos ver exatamente o desempenho da nossa apresentação online, ver pontos fracos e fortes e reagir de acordo. Podemos ver de onde vieram as visitas, quanto tempo elas ficaram e quais as páginas que tiveram mais visitas e muito mais.
O uso de Google Analytics é totalmente gratuito, mas para poder usar-lo precisa ter uma conta no Google. Está conta não precisa ser exclusivamente do Gmail, é possível criar uma conta com o seu e-mail particular também. Como há muito SPAM atualmente, o Google exige a verificação da identidade através de um código PIN que é enviado para o seu endereço ou por telefone fixo ou celular. Estando com uma conta no Google, acesse www.google.com.br/analytics. Na tela que abrirá terá a opção de entrar na sua conta do Google Analytics (1) ou criar uma nova conta (2).
Cadastro no Google Analytics
Clique em “Inscreva-se agora”, na página a seguir digite seu endereço de e-mail do Google e a sua senha. Será levado à seguinte tela:
Clique novamente em “Inscreva-se”. A próxima página mostrará a tela de cadastro, pedindo que preencha os seguintes campos:
– URL do site: digite a URL completa (com http://) do site que deseja monitorar;
– Nome da conta: digite o nome da conta (pode ser o nome do site);
– País ou território do fuso horário: p.e. Brasil;
– Fuso horário: escolha o melhor fuso horário (mais próximo da sua cidade).
Após preencher e clicar em continuar aparecerá uma tela para informar seu nome, sobrenome e novamente o país em que se encontra.
Leia atentamente os Termos e Condições a seguir (também conhecido como os “TOS”), marque a caixa de seleção para aceitar e clique em “Criar nova conta”.
A próxima tela serve para definir as instruções de acompanhamento, informando, se o acompanhamento de acessos é de um único domínio, um domínio com vários subdomínios ou vários domínios de nível superior. Também há um checkbox para definir se deseja acompanhar uma campanha de Google Adwords, neste caso terá informações adicionais referente ao desempenho do seu investimento nos links patrocinado no Google Adwords.
As opções nas abas “Avançado” e “Personalizado” são para outras campanhas de links patrocinados e outros tipos de sites, possibilitando, por exemplo, tracking codes para inclusão no <head> das páginas à acompanhar.
No caso padrão, copie o código que está sendo exibido e cole o antes da closing tag </body> em todas as páginas de seu site HTML ou no arquivo footer.php do tema utilizado do seu Blog.
Em sites auto-gerenciáveis como Joomla, ou sites de e-commerce como Magento existem opções no menu principal para inserção do código de acompanhamento (tracking code).
No caso do Magento vá até Configurações -> Google API -> Google Analytics e insira somente o código individual da terceira linha, como por exemplo, “UA-12345678-9”.
Querendo aplicar o acompanhamento de acessos no Joomla, vá em “Extensions” > “Template Manager” > “Site Templates” escolhe o seu Template que está usando e clique em “Edit” na tela seguinte em “Edit HTML”, insira o código como numa página HTML antes da </body> closing tag e depois clique em “Save”.
O Google Analytics costuma atualizar os seus relatórios a cada 24 horas. Isso significa que, depois da instalação do código de monitoramento pela primeira vez, normalmente leva 24 horas para que os dados sejam exibidos em sua conta. Na prática, o Google leva menos tempo para reconhecer seu código instalado e, caso isso não aconteça, verifique qualquer possibilidade de erro nessa instalação.
No próximo Post mostráramos como utilizar os dados do Google Analytics para analisar o desempenho da sua camapanha online como também instruções gerais sobre o uso de Google Analytics.
Categorias: SEO
Comentários
eu gostaria de ter meu orkut velho de volta mas esqueci minha senha
quero me inscrever.