Validação W3C para otimização de web sites

Há 1001 formas de criar um website e muitas vezes o resultado visto é o mesmo. Mas muitas vezes varia o resultado de acordo com o navegador utilizado e pode correr risco de não estar compatível com futuros navegadores. Por isso as máquinas de busca exigem um código limpo. A maioria dos web design (s) ou webdesigners não sabem disso e não trabalham de acordo com isso na criação de sites. Somente com uma página “válida” teremos sucesso na nosso otimização de sites (SEO).
Isto começa na declaração certa do tipo de documento HTML ou XHTML.  Diferencia-se entre transitional e strict e com varias versões de cada.

p.e.:  <!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Strict//EN"
"http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-strict.dtd">

Ou da declaração de caracteres usados na página.

p.e.: <meta http-equiv="content-type" content="text/html;
charset=utf-8" />

Para descobrir se o website está de acordo com as normas w3c e assim completamente legível pelos buscadores e visitantes, uma validação deve ser feita.

Para isto acesse: http://validator.w3.org/ e digite o endereço da página a validar no campo “Adress” e clique em “Check”.

A seguinte tela mostrará se o meu site apresenta erros e apresentará os erros presentes em forma de uma lista com explicações detalhadas sobre cada.

Validação w3c mostrando erros

Validação w3c mostrando erros

Os erros devem ser corrigidos até a validação apresentar “This document was successfully checked”, assim teremos um site “limpo”, visto pelos sistemas de pesquisa e assim um sucesso na otimização de web sites.

Validação sucedida

Validação sucedida

Após a validação sucedia terá a opção de copiar e colar um código fonte em nosso web site, mostrando o selo da W3C, dizendo que o website é de acordo com as normas de programação.

 

Categorias: SEO

Por: Fábio Breitenschmitzer

Comentários

  • Ana
    julho 10, 2014 as 12:16 am Responder

    Os 20 site mais acessados do mundo, como Facebook, Google, You tube… possuem de 10, 60 … a 1001 erros de . Isso memso. Te pergunto para que serve essa validação? Acredito não interferir em nada na indexação . Por exemplo, eu validei o teu : )) E os alertas de validação não atrapalharam em nada para eu te achar no topo da busca orgânica do Google.
    Você não acha que isso deve ser revisto?

    • admin
      agosto 19, 2014 as 6:08 pm Responder

      Oi Ana,

      desculpa a demora em responder seu comentário, deu um erro técnico e não recebi aviso sobre este comentário…

      Com certeza não vale a pena se concentrar muito tempo no método da validação, concordo contigo! Tanto, como tu bem observou, não fiz nem no meu site, o que não impede dele ranquear bem.
      Deve ter um peso de no máximo 0,5% num pote junto com as coisas realmente importantes como títulos H1, meta descriptions, page titles e linkbuilding etc. Faz uma mínima diferença, mas faz se todas as outras variáveis fossem iguais.
      Também tem que considerar que este post tem mais de 3 anos… 🙂

      Obrigado por tua visita e pelo comentário!

      Abraços

      Fábio

  • Edvaldo
    outubro 27, 2014 as 5:14 pm Responder

    Eu não entendo muito de programação como e que eu faço pra validar o meu site

Deixe um comentário

Perguntas, sugestões ou opiniões?